Como melhorar a colaboração no trabalho remoto?

Gestão e Liderança
Como melhorar a colaboração no trabalho remoto?

Como melhorar a colaboração no trabalho remoto, construindo um senso de equipe no ambiente virtual tem sido um desafio para muitas equipes que se viram abruptamente trabalhando de suas casas, em função do isolamento social.

Apesar de o trabalho remoto fazer parte de todas as tendencias para o futuro, nem todos estávamos preparados para este momento.

O movimento Collaboration Superpowers idealizado por Lisette Sutherland, propõe uma série de ferramentas e práticas que contribuem com o desenvolvimento do senso de equipe, mesmo atuando virtualmente. Suas contribuições são baseadas na experiência prática de muitos empreendedores e trabalhadores que atuam virtualmente ao redor do mundo. 

Entre os principais temas compartilhados no livro Work Together Anywhere, está a resposta a pergunta: Como melhorar a colaboração no trabalho remoto? Que gira em torno de criar um ambiente que possibilite a interação entre as pessoas, priorizando 3 principais aspectos.

Torne a comunicação fácil

Um dos incomodos no ambiente virtual está na dificuldade de nos conectarmos virtualmente, quando não temos uma infraestrutura adequada. Talvez você já tenha passado por situações em que muito tempo é perdido na tentativa de conectar o áudio ou o vídeo. Ou a imagem do colega é tão escura, que não se vê sua face. É preciso ter cuidado para que a comunicação flua sem obstáculos. Alguns pontos de atenção:

  1. Avalie a qualidade de sua conexão. O seu modem é adequado para a tecnologia oferecida por seu provedor de internet. Você está tirando o melhor proveito de sua conexão de dados? Como exemplo, fiz um upgrade de meu plano de dados, mas não avaliei adequadamente o impacto na qualidade da transmissão de meus vídeos. O plano oferece uma melhor velocidade para recebimento de dados, mas não para envio. O que piorou muito a qualidade da transmissão de meus conteúdos. No meu exemplo, precisarei rever o plano contratado.
  2. Deixe a câmera de vídeo ligada e peça para que seus colegas façam o mesmo. Há muito mais na linguagem do que somente a fala. O uso da câmera aumenta a chance de nos conectarmos.
  3. Atenção a qualidade do audio e ruídos de fundo. Talvez você não perceba, mas se você utiliza o audio do computador, dependendo da proximidade do ruído, isto vai incomodar as pessoas conectadas a você, gerando uma má experiência. Um headset pode ser uma boa opção.

Trabalhe em voz alta

No trabalho remoto, é importante haver um espaço disponível para compartilhamento do trabalho que está sendo executado. Em minha experiência, a distância aumenta a dúvida e a insegurança quanto a entrega das tarefas. Uma sugestão é divulgar a todos o que as pessoas estão fazendo. Se você realiza reuniões diárias com a equipes, garanta que todos possam contribuir com respostas a estas 3 perguntas:

  1. Que trabalho foi concluído ontem?
  2. O que você tem planejado para hoje?
  3. Você está enfrentando alguma dificuldade ou obstáculo?

Seja deliberativo quanto a formação da equipe 

Há quem defenda que não são necessárias ações de formação de equipes para o trabalho remoto. Faça uma análise, reflita sobre o que faz sentido para o seu contexto. Uma boa relação de confiança no ambiente remoto (eu diria que não é diferente quando estamos no mesmo espaço física), pode ser definida a partir da resposta as seguintes perguntas: 

  • Posso confiar em você para concluir seu trabalho a tempo? 
  • Você fornecerá um trabalho consistentemente de boa qualidade? 
  • Posso te encontrar se eu precisar de você?

Criar um espaço de interação entre as pessoas durante o trabalho remoto, depende de intenção e ações conscientes. Em minha perspectiva, o líder precisa estar muito mais atento e dedicar tempo para que todos possam colaborar e interagir. Quando compartilhamos o mesmo espaço físico, há uma probabilidade maior de que a interação aconteça de forma mais natural.

Que ações você tem colocado em prática para desenvolver colaboração com sua equipe?

Leia mais artigos no blog:

https://www.fabianamello.com.br/futuro-do-trabalho/

https://www.fabianamello.com.br/o-que-o-trabalho-remoto-pode-dizer-sobre-voce-e-sua-equipe/

https://www.fabianamello.com.br/10-ideias-para-melhorar-sua-vida/

Últimas Atualizações:

Menu