Conheci o Business Model Canvas, há alguns anos, durante um curso e achei a ferramenta incrível. Desenvolvido de maneira colaborativa, essa forma de elaborar um plano de negócios é muito mais intuitiva quando comparada aos modelos de negócios tradicionais. Em apenas uma página é possível ter uma visão geral da ideia, e a forma de construção possibilita colaboração e inovação.
Mas foi com a querida Maria Augusta Orofino que tive contato, pela primeira vez, com o Business Model You, ou seja, o modelo de negócios pessoal. Guta, assim chamada carinhosamente, foi minha professora em um curso de inovação, e recomendou a leitura do livro, do qual ela é uma das co-autoras, junto aos mais de 300 profissionais que desenvolveram este método. De fato, é incrível o poder da colaboração e como a diversidade possibilita o desenvolvimento de novas ideias.
MODELO DE NEGÓCIOS PESSOAL
Esse modelo orienta o desenvolvimento de seu plano seguindo a seguinte estrutura:
- Recursos: Quem é você? Quais são suas habilidades, competências e talentos? Como você se comporta?
- Atividades: O que você faz? Quais são suas habilidades técnicas?
- Clientes: Quem você ajuda? Quem depende das atividades que você executa?
- Proposta de Valor: Como você contribui com seu cliente? Onde você se destaca?
- Canais: Como as pessoas chegam até você? Como você entrega sua proposta de valor?
- Relacionamento: Como você interage com seu cliente?
- Fontes de Receita: O que você ganha?
- Parcerias Principais: Quem te ajuda?
- Estrutura de Custos: O que você oferece? Tempo, conhecimento?
PROPOSTA DE VALOR
A partir da reflexão sobre estas nove áreas é possível ampliar a consciência sobre seu propósito e então desenhar um plano claro e consistente para seu futuro profissional.
Quando pensamos em nossa carreira é recorrente o olhar sobre as Fontes de Receita e Atividades. Podemos passar a vida sem nos questionar sobre qual é nossa proposta de valor e o que desejamos entregar. Entretanto, isto nos leva a realizar nosso trabalho sem clareza de propósito.
Encontrar nosso propósito, ou seja, nossa razão de viver, como dizem os japoneses utilizando o termo IKIGAI, é a melhor maneira para viver uma vida plena.
Quando ofereço meus talentos ao mundo através de meu trabalho realizo minha missão, e isso é algo que somente eu posso fazer.
Assim, olhar para o modelo de negócios pessoal de maneira visual ajuda a entender onde estão meus pontos cegos e o que ainda preciso descobrir sobre mim para, de fato, realizar a missão, a minha vocação.
E você? Sabe qual é o seu propósito?
Leia mais conteúdos do blog!
Por que é importante a consciência sobre meus valores?
Propósito e comprometimento no desenvolvimento do novo perfil de liderança