Novas Leituras para 2020

Coaching e Autodesenvolvimento

Posso dizer que leitura é um dos meus maiores hobbies, e consegui transformá-lo em atividade profissional, uma vez que conto muito com a ajuda de novas leituras para aprender e embasar os conceitos que compartilho nos workshops que facilito, ou mesmo como caminho de autodesenvolvimento em minha atividade como coach.

Em 2019, entre os muitos livros que já li, tenho recomendado alguns que gostaria de compartilhar com você:

Ikigai

Escrito por  Héctor García e Miralles Francesc registra o resultado sobre pesquisas de pessoas longevas que vivem nas chamadas zonas azuis, traz muitas dicas de pequenas mudanças em nosso dia-dia que podem aumentar em muito a nossa qualidade de vida.

Abundância

Apresenta evoluções no ambito tecnológico e perspectivas de como sua aplicação pode resolver as necessidades do planeta. Uma visão otimista e pragmática sobre nosso futuro. Escrito por Peter H. Diamandis e Steven Kotler.

Autocompaixão

O título remete a mais um livro de autoajuda, mas gostei muito do trabalho da autora Kristin Neff. Várias sugestões de exercícios que ajudam no autoconhecimento e reflexões importantes sobre como tratamos a nós mesmos.

Holacracia

Uma alternativa ao modelo organizacional hierárquico vem ganhando espaço em empresas que buscam ser mais ágeis e menos burocráticas. Aprenda com a experiência compartilhada por Brian J. Robertson.

Como resolver problemas complexos

No trabalho que tenho realizado com grupos, a comunicação sempre desponta como um dos grandes desafios. Gostei muito da leitura deste livro que me trouxe muitos insights sobre como lidar com problemas complexos a partir do diálogo. O escritor Adam Kahane é uma referência neste tema.

A coragem de ser imperfeito

Se você ainda não leu este livro, te recomendo começar hoje! Aceitar que somos vulneráveis e lidar com nossos medos e insegurança define o quanto estamos dispostos a inovar e sermos protagonistas. A autora Brené Brown também tem vídeos publicados no Netflix e TED sobre este tema. Vale conferir.

Obrigado pelo Feedback

Desenvolver uma cultura de aprendizado começa por aceitar e abrir espaço para receber feedback do time. Este é um grande desafio! Os autores Sheila Heen e Douglas Stone vão te inspirar a superá-lo.

Comunicação Não Violenta

Neste livro Marshall B. R. compartilha técnicas para aprimorar relacionamentos pessoas e profissionais. A CNV como é chamada por todos, pode ser o caminho.

Comece sua Startup Enxuta

Se você tem uma ideia que gostaria de tirar do papel, este livro vai te ajudar com muitos insights. Uma forma prática de elaborar um plano inicial, identificar riscos e validar a viabilidade. O autor Ash Maurya também facilita workshops sobre o tema e tem um site com várias dicas sobre o assunto.

Capitalismo Consciente

Capitalismo Consciente é mais que um livro, é um movimento. Ele convida os gestores das organizações a repensarem seu objetivo e a ampliarem a consciência a respeito de seu potencial transformador na sociedade em que vivemos. Sem dúvida o meu favorito nesta lista! John Mackey, um dos autores do livro, é para mim uma grande inspiração.

Um Novo Jeito de Trabalhar

Se você busca inspiração para novas formas de exercer a liderança, este livro é recheado de exemplos práticos no caminho de uma organização que busca melhor desempenho associado a satisfação do trabalho. Escrito por Lazslo Bock. Vale a pena a leitura.

Minha lista para o primeiro trimestre de 2020, inclui:

Espero logo ter novos conteúdos para compartilhar com você!

Você já tem uma lista de leitura para 2020?

Últimas Atualizações:

Menu