Recompensas motivam as pessoas?

Recompensas motivam as pessoas?
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Recompensas motivam as pessoas? Não restam dúvidas de que funcionamos melhor diante de algum incentivo, seja ele alguma premiação, o próprio salário ou uma recompensa específica. No entanto, quando entramos no ambiente organizacional, isso tende a se complicar, pois o propósito por trás de um sistema de recompensa, por exemplo, pode se perder, afinal, o que importa é conquistar o prêmio e não a jornada. 

Existe um case antigo que fala sobre uma fábrica de pregos que, por algum motivo, resolveu recompensar seus colaboradores de acordo com alguns índices de produtividade. A primeira tentativa foi aumentar a remuneração de acordo com o peso total de pregos que eram produzidos. Rapidamente, a gestão notou que os pregos passaram a ficar cada vez maiores e mais pesados. Percebendo que, talvez, esse não tenha sido um bom caminho, optaram por alterar o modo de recompensa. Agora, haveria uma remuneração extra de acordo com o número total de pregos produzidos. Rapidamente, os pregos ficaram menores, bem fininhos, e em quantidade expressivamente maior. Sim, recompensas motivam as pessoas.

O que interessa é a recompensa

Desde muito cedo, somos educados para corrermos atrás das recompensas, o que vai desde arrumar o quarto para que, assim, seja possível ir brincar com os amigos, até colar na prova, afinal, mais importante do que aprender, é obter uma boa nota. Isso é uma forma de conseguir resultados a partir da recompensa, porém, quem executa a tarefa está pouco preocupado com o propósito por trás daquilo. A única coisa que interessa é a recompensa.

Trecho episódio Simpsons

Esse é um mecanismo que vem prejudicando demais o nosso contexto social como um todo, o que, evidentemente, pode ser observado também no ambiente organizacional.

Modelos positivos de recompensa

Um exemplo que eu sempre gosto de dar quando penso em modelos positivos de recompensa é o da rede americana de supermercados Whole Foods, que ficou muito conhecida por comercializar produtos orgânicos e ecologicamente sustentáveis. Vamos ver alguns pontos que merecem destaque na política de recompensa deles:

  • Política de metas e desempenhos coletivos;
  • Transparência sobre quanto os outros ganham;
  • Executivos têm salários, bônus e opções de compra de ação iguais entre si;
  • Salário limitado a 19 vezes o salário médio da empresa;
  • Benefícios igualitários e decididos por votação;
  • Tempo livre variável, de acordo com o tempo de empresa;
  • Conta pessoal de bem-estar;

Esses pontos nos levam a pensar em como medidas razoavelmente simples – e eu não disse de fácil implantação, hein?! ‒ ajudam a contornar um problema do tamanho que os sistemas de recompensas são para as lideranças em geral.

O segredo para alta performance não está em recompensas e punições, mas aquele desejo invisivel intrínseco. O desejo de fazer coisas que importam.

Daniel Pink, Motivação 3.0

Em Management 3.0, existem as 6 regras para lidar com recompensas que motivam as pessoas. Elas também servem de farol na hora de implementar algum sistema ou projeto de recompensa. Vamos a elas:

1. Não prometa recompensas antecipadamente

Dê recompensas em momentos inesperados, para que as pessoas não mudem suas intenções e fiquem focando somente no prêmio. Surpreenda sua equipe e a ajude a manter o foco no que realmente importa.

2. Prêmios antecipados? Apenas os pequenos

Nem sempre é possível evitar que as recompensar sejam antecipadas. No entanto, isso pode ser inofensivo quando as recompensas são pequenas, afinal, ninguém vai “corromper o sistema” por um brinde qualquer.

3. Recompense continuamente

Todo dia é dia de celebrar algo. Todo dia é uma oportunidade para uma recompensa. Portanto, não faça com que a recompensa seja tida como um evento excepcional. Torne as recompensas algo que faz parte da rotina da organização.

4. Recompense em público, não em particular

Todos devem saber que tipo de trabalho é apreciado e por quê. Um lembrete público frequente funciona melhor do que um em particular, tanto para quem assiste quanto para quem recebe.

5. Recompense comportamentos, não apenas entregas

Resultados finais podem ser alcançados por meio de atalhos, enquanto o comportamento representa o meio do caminho e diz respeito a trabalho duro e esforço.

6. Permita a recompensa entre pares

Os pares normalmente costumam ter uma ideia melhor do que a liderança sobre quais colegas merecem um elogio ou uma recompensa. Vale a pena permitir que eles se recompensem entre si.

Lidar com modelos de recompensa não é fácil. Recompensas motivam as pessoas, e de um modo geral, elas tendem a focar apenas no objetivo final – a recompensa em si – deixando de lado o propósito da caminhada que nos levará até ela. Porém, há meios de, se não subverter isso, ao menos amenizar e tornar todo o processo o mais saudável possível.

Qual das 6 regras fez mais sentido para você?

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