5 estágios de desenvolvimento organizacional

Em qual dos 5 estágios de desenvolvimento organizacional a empresa em que você atua está? Se pensamos a organização como organismo vivo, podemos reconhecer fases de desenvolvimento, assim como acontece no desenvolvimento do ser humano. Frederic Laloux em seu livro Reinventando Organizações, compartilha os 5 estágios de desenvolvimento organizacional e suas principais características.

Reconhecer estes estágios contribui para o desenvolvimento de uma consciência ampliada sobre seus padrões e a partir daí é possível pensar em ações que contribuam para a evolução da organização para próximos níveis. Um ponto importante a respeito dos estágios é que uma mesma organização pode reconhecer estágios diferentes entre as células de trabalho, uma vez que são influenciados pelas pessoas que dão vida a cada uma delas.

De mecanismo a organismo vivo

Fizemos do local de trabalho um lugar frustrante e sem alegria, onde as pessoas fazem o que lhes é pedido e têm poucas maneiras de participar de decisões ou usar plenamente seus talentos.

– Dennis Bakke

Há tempos estamos reproduzindo práticas inspiradas na visão de uma organização como mecanismo. A partir desta perspectiva a organização é vista como máquina, sem vida, e as pessoas que ali colaboram são reconhecidas como peças em uma engrenagem.

A partir desta perspectiva, as pessoas devem obedecer o comando da liderança, sem questionamento. A individualidade é desprezada em favor da subordinação. Este modo de pensar, se fez algum sentido no passado, não é eficiente no presente. Vivemos um momento em que as mudanças acontecem rapidamente, em uma velocidade que nos força a tomar novas decisões, criar e inovar continuamente.

Um ambiente que requer criatividade e inovação, exige pessoas que sejam capazes de tomar suas próprias decisões, e expressam suas ideias.

Os 5 estágios de desenvolvimento organizacional

De mecanicista a organismo vivo, a forma como pensamos as organizações, evoluem no curso da história. Podemos reconhecer esta evolução a partir de uma perspectiva macro, e também micro, no desenvolvimento de cada organização.

5 estágios de desenvolvimento organizacional. Fonte: LALOUX, Frederic. Reinventando Organizações.

Estágio 1. Organizações Vermelhas ou Impulsivas

Fazendo uma analogia a Alcatéia, nas organizações vermelhas existe um exercício constante de poder por um líder, que mantém todas as pessoas na linha, a partir do medo. É o medo que dá a liga da organização.

As organizações vermelhas sobrevivente no caos, e tem foco no curto prazo.

Como principais avanços reconhecemos a divisão do trabalho e o estabelecimento de uma autoridade de comando.

Em sociedades desenvolvidas, as organizações vermelhas estão a margem da sociedade, representadas por gangues e milícias.

Estágio 2. Organizações Âmbares ou Conformistas

Como em uma estrutura militarizada, as organizações âmbares, possuem papéis formalmente estabelecidos em uma estrutura hierárquica de comando. Desta forma, o controle acontece de cima para baixo, ou seja, do topo da pirâmide à base.

É possível reconhecer que o ponto forte deste estágio é a repetição, o futuro repete o passado, uma vez que a estabilidade é valorizada acima de tudo.

Neste contexto, os processos são replicáveis, independente do contexto em que se aplicam, o que favorece uma perspectiva de longo prazo.

Como exemplo, temos: forças armadas, igreja católica, agências governamentais.

Estágio 3. Organizações Laranja ou Realizadoras

Para organizações laranja, em que a metáfora é a máquina, o seu maior objetivo é vencer a concorrência. O lucro e crescimento são fatores de sucesso e a gestão foca em seus objetivos.

A liderança mantém foco no comando e controle do que deve ser executado, e oferece autonomia para o como cada um executa sua tarefa.

Diferente dos estágios anteriores, neste estágio, as organizações são capazes de inovar e desenvolvem uma cultura de meritocracia.

Estágio 4. Organizações Verde ou Pluralistas

Como em uma família, nas organizações verdes há uma preocupação com múltiplas partes interessadas. O foco na cultura e empoderamento das pessoas passa a ser uma prioridade.

Diferente do que é possível observar nos estágios anteriores, neste estágio, a motivação das pessoas é uma preocupação da liderança. Também há um empenho para que a gestão seja igualitária. Neste contexto, é comum ouvirmos frases como: Somos todos uma família.

Estágio 5. Organizações Azul Esverdeado ou Evolutivas

Frederic Laloux chama estas organizações de Teal, e por isso, em muitos artigos você encontrará esta palavra como definição para o estágio 5. Uma tradução possível para a palavra Teal é azul esverdeado.

As características deste estágio de desenvolvimento ainda estão sendo observadas, mas já se destaca a autogestão como substituição às estruturas hierárquicas.

Neste estágio as organizações já são compreendidas como um organismo vivo, e como organismo vivo estão sempre em evolução. Isto faz com que o foco seja realizar o seu potencial, garantindo um alinhamento a seu propósito maior.

Porém mesmo o propósito é visto como evolutivo, uma vez que as organizações neste estágio se adaptam às necessidades da comunidade em que atuam.

Os estágios acontecendo simultaneamente

Temos uma tendência a linearizar nossa forma de pensar, com isso, podemos acreditar que vamos evoluindo de um estágio a outro em sequencia. Mas a verdade é que podemos reconhecer diferentes estágios de desenvolvimento na mesma organização, ainda que existe uma predominância em algum deles.

A evolução de uma organização depende e é influenciada pelas pessoas que dão vida a este organismo. O estágio evolutivo pressupõe uma visão de mundo mais complexa e que supera os estágios anteriores, nos convidando ao autoconhecimento e autodesenvolvimento como caminho para desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.

Empresas podem operar a partir dos receios do ego ou do amor da alma.

– Richard Barrett

Que estágio organizacional você reconhece em sua equipe de trabalho hoje?

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Últimas Atualizações:

Menu