Confiança é a base para alta performance

Confiança é a base para alta performance
Share

Como confiança se relaciona com alta performance? Que desafios você enfrenta hoje como líder? Se desenvolver uma equipe de alta performance é um deles, vem comigo! 

Quando falamos sobre resultado, uma tendência é pensarmos em formas mais eficientes de executar nossas tarefas, formas mais assertivas de tomarmos decisões, jeitos mais inovadores de fazermos mais em menos tempo. E nos esquecemos de um fator determinante que é a confiança!

O que é confiança para você? 

Eu penso em confiança a partir de dois pontos de vista, um diz respeito a segurança de que posso contar com o outro, sabe aquela confiança que a criança tem quando se joga no colo dos pais, sem nenhum medo de que eles não a segurem de volta? Então, um dos pontos de vista é esse. E o outro é o de que eu possa ser eu mesma, expressar o que penso e sinto sem reservas. Sem me preocupar muito com o que vão pensar sobre mim ou nas consequências que isso possa ter no futuro.

Não sei se o que você pensa sobre confiança é um pouco diferente da imagem que compartilhei contigo, mas uma pergunta importante, se você exerce o papel de líder é: Você se considera uma pessoa confiável? Seu time pode se jogar, com a segurança de que você vai estar lá para segurar? Você acredita que eles pensam que podem ser honestos com você? Sem medo de serem punidos por isso? Uma coisa é o que você pensa sobre você, outra é como o time te percebe.

Confiança e desenvolvimento de competências

Liderar é contribuir com o desenvolvimento do outro pelo exemplo, se você não é uma referência para o seu time, as chances da construção de um ambiente de alta performance são bem baixas. Ser um líder inspirador é colocar em prática o que você prega. Aqui não vale o ditado: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. 

Agora, é importante entender que isso não significa saber tudo, ter resposta pra tudo, ser uma pessoa perfeita! O que vale aqui é a sua verdadeira intenção, é ser verdadeiro com você e com o outro. Você vai errar, não tenha dúvida disso. Mas o time vai perceber quando o erro vem da intenção de acertar, ou quando na realidade você está só se preocupando com o que é importante para você.v

Vulnerabilidade e conexão

E é aí que entra a necessidade de aprender a lidar com a vulnerabilidade. Um herói não se coloca vulnerável não é mesmo? Enquanto você fizer o papel de herói, sempre haverá uma vítima pra ser salva, as pessoas vão esperar que você dê a solução. A partir do momento em que você se coloca como ser humano, com suas fortalezas e oportunidades de desenvolvimento, você estabelece uma relação entre parceiros adultos. Você ainda tem a expectativa de ser sempre o salvador? O herói que tem resposta para tudo? 

Mas, afinal o que é vulnerabilidade? Vulnerabilidade é a capacidade de expressar o que vive no nosso mundo interno! Nossos medos, angústias, fraquezas. O que nos torna humanos! É a vulnerabilidade, o ingrediente para a conexão entre nós.

Pense em você e nas suas relações. Há alguns dias, facilitando um workshop, uma pessoa participante me deu o exemplo de uma liderança que não tem resposta para uma situação, responde com frases incompreensíveis e termina a conversa como se o assunto estivesse resolvido. O famoso blá, blá, blá. Pode haver muitos motivos para que isso aconteça, um deles pode ser o medo de dizer que não tem a resposta e que pode ser preciso contar com a ajuda de alguém para uma boa solução. Você se considera uma pessoa confiável? Você se sente a vontade reconhecendo que não tem resposta para tudo?

Confiança e empatia

Outro aspecto importante quando buscamos estabelecer uma boa relação de confiança é a nossa capacidade de ouvir com empatia. Como você se sente quando está falando com alguém que não demonstra interesse no que está sendo dito? E por que razão você deixa de demonstrar interesse no outro, com a desculpa de ter muito o que fazer? Você confiaria em uma pessoa que não tem tempo para te ouvir?

Em seu checklist para confiança, Brene Brown também compartilha a importância de estabelecer limites. Não só os seus limites, mas ainda mais importante, se você exerce a liderança, respeitar os limites dos outros! Pare para pensar: em quantas vezes você ultrapassou esta barreira, ou ainda pior, em quantas situações você sequer teve o interesse em entender quais são os limites do outro? 

A confiança na relação com o outro não é algo que acontece do dia para noite. É preciso tempo para que uma boa relação de confiança se estabeleça. É importante você ter isso em mente! Você não consegue uma equipe de alta performance do dia pra noite. O resultado virá, mas você precisa investir para que ele venha. O que você tem feito para que isso aconteça?

Autoconfiança

Uma outra faceta da confiança, é a confiança em nós mesmos. Podemos pensar no medo como uma polaridade a confiança. O medo tem a força para nos desorientar. Ele nasce de uma verdade, uma ameaça real, que nos estimula a nos proteger e nos preservar. Você confia em você e na vida? 

E a vida acontece no presente, não no passado, não no futuro, mas no aqui e agora! Concentre-se no que está ao seu alcance! Conecte-se com você mesmo, e assim, você poderá agir com confiança na construção do futuro que deseja. Você tem claro o que está ao seu alcance?

Então, me diz! O que você pode fazer hoje para se sentir mais confiante com relação a você mesmo, a vida, e as pessoas com quem você se relaciona?

O que você pode fazer hoje para as pessoas sentirem que você é confiável?

Conheça o curso Diálogos que Transformam, ele vai te ajudar a desenvolver o que é preciso para a construção de um ambiente seguro.

Você pode também se interessar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *