Um dos temas que mais desafiam líderes no mundo organizacional é a motivação e o engajamento das pessoas da equipe. E, pensando bem, é natural que essa seja mesmo uma preocupação constante, afinal, não existe uma fórmula definitiva para essa questão. Não dá, por exemplo, para motivarmos alguém e essa pessoa assim permanecer ad aeternum… Motivação e engajamento – que, já vale dizer, são coisas distintas – é tarefa quase diária. A verdade é que dificilmente podemos diretamente fazer com que as pessoas se sintam motivadas ou engajadas, mas certamente podemos dar as condições que maximizem a probabilidade de que isso aconteça.
Motivação e Engajamento são coisas diferentes
Uma pessoa motivada não é necessariamente uma pessoa engajada. Por outro lado, estar engajado também não é sinônimo de motivação. Muitos confundem engajamento com interação. Estar engajado não significa necessariamente que alguém interaja mais com o grupo de trabalho, a não ser que isso seja essencial para atingir o objetivo proposto. Resumindo a questão: motivação é aquilo que nos faz acordar todo dia e sair da cama, encarar o frio e tolerar algumas coisas, enfim, é aquilo que te move – que pode ser desde um boleto para pagar, até um status a conquistar. Já o engajamento, é o quanto você abraça o seu trabalho em si, o quanto acredita naquilo que faz e o quanto aquilo faz sentido para você, é você se colocar de maneira pró ativa na direção de uma causa.
Motivação intrínseca e extrínseca
A nossa motivação, ou seja, aquilo que nos faz sair da cama diariamente e encarar o dia, pode ser tanto intrínseca quanto extrínseca. Um exemplo que eu adoro é o do escritor. Será que ele escreve um livro porque gosta do processo da escrita ou porque ama o reconhecimento dos leitores? Sem fazer juízo de valor, ambos os casos são exemplos do que o move a escrever.
A motivação intrínseca tem relação com a janela de dentro, aquilo que diz respeito ao seu mundo interior. Já a motivação extrínseca, diz respeito àquilo que o ambiente te oferece: remuneração, bônus, premiação, são exemplos de motivação extrínseca, bem como as condições de trabalho e a relação com os outros. Costumo dizer que motivação extrínseca é como lenha na fogueira, você precisa alimentar constantemente para que o calor se mantenha.
Em Gestão 3.0, a gente trabalha com dez motivadores, os quais Jurgen Appelo, ‒ baseado nas pesquisas de outros dois autores, Daniel Pink e Steven Hayes ‒ apelidou de CHAMPFROGS, uma brincadeira que não tem um significado exato, mas é o acrônimo dos dez itens dessa lista.
Quero passar por todos os motivadores, destacando que todos nós temos, de alguma forma, esses dez motivadores dentro da gente, o que vai mudar é a prioridade que damos a cada um deles.
CHAMP
- CURIOSIDADE – São aquelas pessoas que se interessam pelas coisas e vão atrás de saber mais sobre elas. Deixar essa pessoa fazendo uma tarefa repetitiva, sem desafios, sem nada interessante para pesquisar, pode não ser um bom negócio!
- HONRA – São aqueles trabalhadores que têm orgulho de pertencer àquela organização, por se identificar com os valores ali presentes. Para eles, passar por episódios em que a empresa é pega em um grande esquema de corrupção ou algo do gênero, pode ser bastante impactante. Se a corrupção for contra sem próprios valores, é claro!
- ACEITAÇÃO – São pessoas que buscam pertencer àquele lugar e obter a aprovação dos colegas. Esse trabalhador pede uma atenção especial de seu gestor, para nunca ser “deixado de lado”, mesmo que involuntariamente.
- MAESTRIA − É o trabalhador que busca se destacar dentro das suas habilidades. Ele já é especialista e se sente desafiado com problemas cada vez mais complexos, dentro de sua área de domínio.
- PODER – São pessoas que se sentem motivadas quando há espaço para influenciar aquilo que ocorre ao seu redor. Basicamente, se sentem motivadas quando tem suas ideias ouvidas e conseguem implementar novas práticas. No entanto, ao dar esse tipo de espaço para essa pessoa, é importante dar clareza de propósito e metas, para que ela não leve o time para outra direção.
FROGS
- LIBERDADE – São trabalhadores que buscam se sentir independentes dos outros para realizar o seu trabalho. A palavra-chave aqui é “autonomia”. No entanto, vale destacar que isso não necessariamente significa não saber trabalhar bem em equipe. Mas, são pessoas que vão se sentir desmotivadas com microgerenciamento ou trabalho em pares, por exemplo.
- RELAÇÃO – Reflete o desejo de desenvolver boa relação social com os outros no ambiente de trabalho. Para estas pessoas, é importante haver um espaço de troca, então, jamais as deixe isoladas! Afinal, não dá para ser feliz sozinha.
- ORDEM – Aqui, temos pessoas que se sentem mais confortáveis em um ambiente estável. Esses trabalhadores precisam de regras e políticas nas quais possam se sustentar para garantir a estabilidade do ambiente de trabalho. Novidades, como o open space, que é quando não há lugar definido do trabalho, podem gerar dificuldades para essas pessoas. Serem surpreendidas com uma reunião não planejada, também gera desconforto.
- META – Aqui, o termo deve ser entendido enquanto a realização de um propósito. É importante que o trabalhador veja sentido naquilo que ele faz, que as atividades e objetivos estejam conectados aos seus propósitos.
- STATUS – São trabalhadores que buscam se diferenciar e serem reconhecidos por meio de sua posição no ambiente de trabalho. Mandar um e-mail privado para essa pessoa reconhecendo o seu bom trabalho pode não ser a melhor maneira de mantê-la motivada. Para ela, é importante que os outros também saibam de seu sucesso e reconhecimento.
Motivação e engajamento e o papel da liderança
A partir desses dez motivadores, acredito que seja possível, se não dar a questão da motivação e do engajamento por encerrada, ao menos dizermos que temos um caminho a seguir nessa seara. Como eu disse lá no início, é absolutamente natural e até mesmo desejável que você, enquanto líder, esteja o tempo todo diante dessa preocupação. O importante é saber que todos, de uma maneira ou de outra, são passíveis de serem motivados e é nosso papel criar condições para que isso aconteça.
Se você quiser saber mais sobre o Jogo dos Motivadores, participe do workshop: Management 3.0 – Foundation.