Você tem as habilidades para liderar uma equipe?

Gestão e Liderança

Liderar uma equipe é um desafio, mas também uma grande oportunidade. Nos possibilita gerar impacto real, seja na organização em que atuamos, ou na comunidade em que estamos inseridos. E energizar esse papel, exige de nós certas habilidades. Habilidade é uma capacidade aprendida. Por essa razão pode ser desenvolvida por meio de treinamento ou experiências que nos levem ao resultado que buscamos. Ter habilidades, não é sinônimo de competência, mas é quase lá!

As habilidades traduzem o que sou capaz de realizar, em função do conhecimento que adquiri. O que não define o como vou colocar esse conhecimento a serviço de outros, essa já é outra história.

Em um artigo publicado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial, sugere 7 habilidades essenciais. Estas seriam as habilidades que todo líder deveria ter em tempos de disrupção e mudança:

1. Comunicação

Talvez a mais crítica da lista. Comunicação é o caminho para que a mensagem que traduz visão e propósito organizacionais seja compartilhada com a equipe. Saber articular sua visão de maneira clara e frequente é uma necessidade.

2. Senso de Urgência

Ter foco no que é importante, e saber em que momento agir para não perder a oportunidade. Não tomar uma decisão no momento adequado, pode ser tão prejudicial para a organização quanto uma decisão ruim. 

3. Colaboração

Saber engajar os colaboradores em torno de um propósito comum e metas compartilhadas é crítico para uma boa execução. E também, porque não dizer, para o desenvolvimento de um ambiente mais feliz e produtivo.

4. Credibilidade e autenticidade

Faça o que você diz, seja integro. O líder é a bússola moral do seu time. Por esta razão, agir com consistência, confiabilidade e alinhamento aos valores organizacionais é um pré requisito em ambientes complexos.

5. Destemido

Em tempos de mudança é preciso tomar decisões. Tenha coragem! Avalie quais conhecimentos você precisa desenvolver para tomar melhores decisões e aceitar melhor os riscos. Ou talvez ainda melhor, que nível de empoderamento você pode atribuir aos seus colaboradores? Dessa forma, pode ser mais fácil enfrentar as situações difíceis com o grupo.

6. Pensamento estratégico

Simplifique a complexidade, tenha em mente uma imagem mais ampla, mas sem perder o foco. 

7. Empatia

Coloque-se no lugar de outros. Enderece os problemas com curiosidade genuína e compreensão. 

Penso que a prática da Comunicação não Violenta pode ser um excelente caminho de aprendizado. Possibilitando o desenvolvimento de algumas das habilidades propostas neste artigo. Habilidades tão necessárias para liderança em ambientes ambíguos e complexos.

Em que habilidade você colocará foco nos próximos meses?

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