Você tem as habilidades para liderar uma equipe?

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Liderar uma equipe é um desafio, entretanto, também é uma grande oportunidade. Isso nos possibilita gerar impacto real, seja na organização em que atuamos, ou na comunidade em que estamos inseridos. Além disso, energizar esse papel exige de nós certas habilidades. Importante ressaltar que habilidade é uma capacidade aprendida. Por essa razão, ela pode ser desenvolvida por meio de treinamento ou experiências que nos levem ao resultado que buscamos. Portanto, ter habilidades não é sinônimo de competência, mas está bastante próximo disso!

As habilidades traduzem o que sou capaz de realizar, com base no conhecimento que adquiri. Entretanto, o que não define como vou colocar esse conhecimento a serviço de outros, isso já é outra história.

Em um artigo publicado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial, sugere 7 habilidades essenciais. Estas seriam as habilidades que todo líder deveria ter em tempos de disrupção e mudança:

1. Comunicação

Talvez a mais crítica da lista. Comunicação é o caminho para que a mensagem que traduz visão e propósito organizacionais seja compartilhada com a equipe. Saber articular sua visão de maneira clara e frequente é uma necessidade.

2. Senso de Urgência

Ter foco no que é importante e saber exatamente em que momento agir para não perder a oportunidade são essenciais. Por outro lado, não tomar uma decisão no momento adequado pode ser tão prejudicial para a organização quanto uma decisão ruim.

3. Colaboração

Saber engajar os colaboradores em torno de um propósito comum e metas compartilhadas é crítico para uma boa execução. E também, porque não dizer, para o desenvolvimento de um ambiente mais feliz e produtivo.

4. Credibilidade e autenticidade

Faça o que você diz e seja íntegro. O líder é a bússola moral do seu time; por isso, agir com consistência, confiabilidade e alinhamento aos valores organizacionais se torna um pré-requisito em ambientes complexos.

5. Coragem

Em tempos de mudança é preciso tomar decisões. Tenha coragem! Avalie quais conhecimentos você precisa desenvolver para tomar melhores decisões e aceitar melhor os riscos. Ou talvez ainda melhor, que nível de empoderamento você pode atribuir aos seus colaboradores? Dessa forma, pode ser mais fácil enfrentar as situações difíceis com o grupo.

6. Pensamento estratégico

Simplifique a complexidade, tenha em mente uma imagem mais ampla, mas sem perder o foco. 

7. Empatia

Coloque-se no lugar de outros. Enderece os problemas com curiosidade genuína e compreensão. 

Penso que a prática da Comunicação não Violenta pode ser um excelente caminho de aprendizado. Possibilitando o desenvolvimento de algumas das habilidades propostas neste artigo. Habilidades tão necessárias para liderança em ambientes ambíguos e complexos.

Em que habilidade você colocará foco nos próximos meses?

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