Por que é importante a consciência sobre meus valores?

Coaching e Autodesenvolvimento

Recentemente, facilitando um workshop de gestão, um participante me recomendou uma série no Netflix que se chama Na Rota do Dinheiro Sujo. Esta série apresenta um conjunto de situações de fraudes, ou ações que de certo ponto de vista são legais se consideramos o aspecto jurídico, mas que de alguma forma geram impacto negativo na sociedade.
Se analisarmos os valores propostos por empresas, em muitos casos está a transparência, o respeito, o desenvolvimento da comunidade. Como a atuação divergente entre os valores propostos e realidade das ações da empresa se relacionam com o dia a dia dos colaboradores? Parece que não, mas tem tudo a ver!

Os valores da empresa determinam a sua cultura, ou seja, os comportamentos que são encorajados. A grande questão é que quando não há clareza sobre estes valores, cada líder atua segundo sua perspectiva, o que gera conflito entre os times, falta de alinhamento, dificuldade em entender onde se pretende chegar e como.

Em minha experiência como executiva e coach, percebo que muitos de nós não têm claro quais são nossos valores enquanto indivíduo e o conflito entre meus valores e os valores da comunidade em que atuo, pode ser a causa de frustração, angústia, insatisfação com o ambiente de trabalho. Sob esta perspectiva o processo de coach é um caminho bem interessante para esta reflexão.

Algumas dicas importantes para análise de valores:

  1. O que é importante para mim? Quais são minhas prioridades na vida?
  2. Como se comportam pessoas que admiro? O que admiro no outro, pode dizer muito sobre os valores que busco vivenciar;
  3. Entre tantos valores possíveis, quais são aquelas dos quais não abro mão? Estou disposto a abrir mão da transparência em função do respeito? São questões difíceis de responder, mas que nos ajudam a ter clareza sobre valores.

A partir desta análise, como meus valores se relacionam com os valores da empresa? Esta é uma boa reflexão. E se há divergência, é possível conviver com isto? E de que forma?

Como líder, além de entender os valores da empresa e os seus valores, é muito importante levar a equipe à vivência dos valores da empresa. Este é o caminho para desenvolvimento de uma cultura que possibilite coerência e alinhamento entre todos. Os valores da empresa devem nortear a tomada de decisão para que realmente a empresa caminhe em direção a sua missão.

Há uma frase de Peter Senge em a 5a. Disciplina de que gosto muito: “Como nossa visão e valores influenciaram minhas decisões hoje?”, se não influenciaram, algo precisa mudar!

Faça esta pergunta a você mesmo? Como seus valores influenciaram as decisões que você tomou hoje?

Artigo Publicado em: www.cloudcoaching.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Últimas Atualizações:

Menu